quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

BRM 300 - Brevet da Organização

Por ser um percurso ainda não feito pelos randoneiros reunimos quatro ciclistas para reconhecer o trajeto proposto e fazer os ajustes necessários para o próximo brevet do dia 03/03/2018.

Encontramos no hotel Gran Hotel Galeão/Posto Tabocão IV, local de início do BRM, às 04:30 deixando os carros no estacionamento disponibilizado a nós (também será disponibilizado aos participantes). Às 5:05 demos início ao desafio. O tempo estava agradável, sem sinal de chuva, e devido ao horário a luminosidade ainda era muito baixa o que nos exigiu a utilização dos faróis e luzes traseiras, além é claro do colete refletivo.

Saída do Posto Tabocão

Saímos do posto Tabocão IV sentido Abadia de Goiás, e constatamos que para acessar a rodovia, aproximadamente 200m do posto, a pista está sem pavimentação, mas nada que com cuidado é possível transpor.

Para facilitar melhor descrição e ajudar o planejamento de cada um, segmentaremos os trechos.

POSTO TABOCÃO – PALMEIRAS DE GOIÁS (KM 79)

Rodovia BR-060, passando pelas cidades de Abadia de Goiás (8 km), Guapó (15 Km) e Posselândia (38 km). O trecho é praticamente de descidas, principalmente após a cidade de Abadia. A passagem pelas duas primeiras cidades é feita por baixo de viadutos, e devido ao horário não há opção de lanchonetes ou padarias. Chegando a cidade de Posselândia (passamos já era quase 6:00) avistamos umas duas panificadoras abertas na via lateral à BR, porém optamos em seguir mais alguns metros e paramos nas barracas à margem do acostamento. Nessas barracas tem algumas opções de lanche, tal como Pão de Queijo, Biscoito e café. Nossa recomendação é que comam algo afinal a próxima opção será na cidade de Palmeiras, aproximadamente 40 km desse ponto.

Continuando pela BR chegamos ao trevo de acesso à cidade de Cezarina. Neste trevo deve-se entrar à direita e seguir sentido Palmeiras pela GO-156. Este trecho é de pista de mão dupla, o acostamento é reduzido e o asfalto aspero, apesar desses fatores o tráfego de veículo é muito baixo e não há tantas subidas fortes.

Como observação, antes de chegar à Palmeiras, no Km 73, há um desvio na rodovia devido a uma obra, o que se faz necessário diminuir o ritmo, mas sem nenhum comprometimento no trajeto.

Chegando à cidade, é necessário fazer uma parada para registro do PC-1 (Km 79). Este será na Panificadora Café e Pão. Neste local deverá pegar o comprovante de passagem contendo a hora registrada, ou solicitar a atendente para carimbar o passaporte anotando também a hora.

PC-1 - Palmeiras de Goiás - Panificadora Café e Pão

Após a passagem pelo PC-1, seguir pela avenida sentido Nazário. No final desta avenida há placas indicativas. A dica é passar pela lateral direita da igreja e seguir em frente.

PALMEIRAS – NAZÁRIO (KM 133)

Logo após a saída da cidade há uma bifurcação na rodovia (KM 82), deve seguir sempre pela direita. O trecho até a próxima cidade é de 27 km, sem nenhum ponto de apoio, porém com boas condições para manter uma média razoável (acima de 25 km/h).

Na chegada ao trevo de Nazário tem um mercado à esquerda da rodovia, é uma opção para quem quiser comprar água ou algum outro lanche. No nosso caso optamos em seguir sentido à Turvânia, pois havíamos feito uma boa alimentação no PC anterior e estávamos abastecidos.

Para acessar a próxima cidade, contornar o trevo e seguir para o sentido esquerdo pela GO-060. Serão 27 km de distância até o próximo PC. Este trecho da rodovia tem um ótimo acostamento com poucas subidas.

Na chegada ao trevo de Turvânia, o PC-2 será na Lanchonete do Jackson, que fica ligada ao Posto de combustível. Neste PC tem banheiros e lanchonete. Nossa chegada foi às 10:30, com 133 km percorridos. Deverá ser feito o mesmo procedimento do PC-1, ou seja, pegar comprovante de passagem, podendo ser o recibo do lanche ou marcação no cartão passaporte, ambos devem conter o horário de passagem.

Terminado o descanso seguir pela avenida lateral ao Posto e observar a placa indicativa para a cidade de Palminópolis, que fica 22 km do PC-2.

NAZÁRIO – INDIARA (KM 206)

Após a passagem por Nazário e seguindo sentido Indiara, passamos pela cidade de Palminópolis. Antes da chegada a esta cidade há um trevo indicando à esquerda o acesso a cidade Jandaia. Deve seguir em frente, sentido à Palminópolis, passando dentro desta cidade. Ao lado da rodoviária tem um restaurante com opções para alimentação completa. Provavelmente alguns ciclistas passarão no horário para almoço. Nós optamos em fazer uma parada no quiosque que fica na entrada da cidade e deixar para almoçarmos na próxima cidade.

A travessia pela cidade é tranquila, devendo apenas localizar a saída para a rodovia GO-162, sentido Jandaia.

Feita passagem por Palminópolis, seguir pela rodovia GO-162 até a cidade de Jandaia. Neste trecho tem muitos sobe e desce, com inclinações chegando a 9%, embora não muito longas.

Chegada a Jandaia

Em Jandaia, logo após o trevo tem um restaurante do lado direito, dependendo do horário que passar ainda é possível conseguir algum almoço. No nosso caso, chegamos próximo às 14:00 e mesmo com a comida na “rapa do tacho” preferimos parar para almoçar, pois não tínhamos ideia quantas subidas teríamos.

Jandaia - Passagem entre as serras

A saída de Jandaia para Indiara é deslumbrante, tem-se a impressão que entraremos em um túnel rodeado por serra. A pista vai nos levando como se fosse uma grande descida, mas passada a serra abre-se uma planície até a chegada a Indiara.

INDIARA – POSTO TABOCÃO IV (KM 290)

Em Indiara chega-se à BR-060, o trecho de volta à Goiânia. Seguir em frente passando pela ponte sobre a BR e entrando à esquerda, uns 1500m fazer a parada no Posto e Lanchonete Sabor da Terra. A lanchonete fica do lado direito. Este será o último PC do trajeto, e deve-se fazer o mesmo procedimento dos demais PCs, ou seja, pegar um comprovante de compra ou solicitar o carimbo no passaporte, ambos devem constar o horário de passagem.

Posto Sabor da Terra

Lanchonete antes de chegar no Posto. Local do PC-3

Seguindo pela BR-060, está o restaurante casarão (km 225), local com excelente infraestrutura, aberto até às 21:30. A próxima opção de parada é o Posto da Posse, na cidade de Posselândia, que fica aberto até às 22:00. Neste ponto restarão apenas 38 km para a conclusão.

Deve-se ficar atento com o tempo, pois é o trecho com algumas subidas íngremes e na chegada à Abadia de Goiás uma subida muito forte.

Após Abadia entramos na reta final, porém é necessária atenção para não passar do ponto de entrada para acesso ao posto Tabocão. Observar do lado direito a empresa Goiás Eventos, logo após tem uma entrada para a via lateral a qual deve ser acessada e para chegar ao posto entrar à esquerda na segunda ponte sobre a rodovia.

Chegada no Posto Tabocão

Considerações sobre o reconhecimento

Embora o trajeto seja a maior parte em rodovias que não possuem acostamento, o que pudemos observar é que o trânsito de veículos é muito baixo, outro ponto a se comentar é que a cada 30 km no máximo encontramos opção para alimentação e hidratação. O trecho que começou a ter nível de dificuldade foi entre Turvânia e Jandaia, algumas subidas chegando a 9% de inclinação.

Pelos cálculos que fizemos, dependendo da velocidade a ser feita a chegada a Indiara será no máximo às 18:00. Pelo fato de todos já ter percorrido mais de 200 km, as subidas da BR-060 exigirão um esforço físico maior de cada um. Assim deve-se administrar o tempo para não precisar acelerar na chegada. Devido uma forte chuva entre Posselândia e Goiânia, ficamos parados por aproximadamente 50 minutos aguardando diminuir o temporal, chegando no Posto às 21:04.